quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

12 - Sul, chegada em Sorrento (vista para o Mediterrâneo)

Fomos de taxi do hotel para a estação de Roma  que se chama "Roma Termini". Há outras estações em Roma, mas esta é a principal.

Uma observação (e dica) sobre bagagem: tínhamos levado em excesso! Duas malas enormes (uma cada), e depois de quase duas semanas na Itália, percebemos que não havíamos usado metade das roupas e sapatos. Meu caso, por exemplo: com o calor de mais de 30 graus você só precisa de shorts, camisetas e sandalinhas confortáveis para andar. Sapato fechado, meias, calças !??... na mala, como quando sairam do Brasil (sem falar que uma parte da mala do Marco que também tinha coisas minhas). Decidimos colocar metade das nossas coisas numa das malas e deixá-la guardada no depósito do hotel para pegarmos na volta (nosso voo de volta sairia de Roma),o que foi uma ótima decisão.

Esta é a Roma Termini. Pena que não tínhamos muito tempo, mas tem lojas ótimas lá: Benetton, Nike, Sephora!

Mais uma vez compramos nossa passagem nas máquinas automáticas e reservamos os lugares. Viajamos em um Trem Regional Veloz, pois é mais barato que um Freccia e é ótimo também. A diferença é que ele demora 30 % a mais que o Freccia, mas como Napoli não é tão longe de Roma, valia a economia.

Viagem tranquila e em 2 horas chegamos a Napoli.

Passamos rápido por Napoli, pois nosso destino era mais ao sul: Sorrento, onde ficaríamos hospedados por 7 dias para exploramos a Costa Amalfitana e a Ilha de Capri.
Pelas dicas que tínhamos do Márcio Jardim do blog: http://toindoparaaitalia.blogspot.com.br/, sabíamos que deveríamos procurar a Companhia Transvesuviana, visto que até então viajamos pelos trens da Trenitalia.
A Transvesuviana é local e muito mais simples que a outra.
Para se chegar a ela  (que é bem feinha) descemos no subsolo da Estação de Nápoli , e compramos o bilhete para Sorrento.
Confesso que estranhamos um pouco. Trens bem diferentes daqueles que usamos até então: eram antigos, bancos de plástico... quase um Metro antiquado.
Tinha muitos turistas e também locais, e lá fomos nos aventurarmos mais uma vez::

Ele por dentro:

O trem é simples mas faz um trajeto lindo: toda a costa no golfo de Napoli, ao longo do Vesúvio:

Chegamos na última parada: Sorrento (mais ou menos 1 hora) e no trajeto passamos por Pompéia e Herculano - que iriamos conhecer outro dia.

Obs. Escolhemos Sorrento como base para exploração pois dali saem barcos para todo este litoral maravilhoso. Também dalí seria fácil alugarmos um carro e irmos pela costa mais ao sul.

Curiosidade gastronômica:  esta parte do sul é o local de plantio dos limões sicilianos, e dos melhores  tomates do mundo, o San Marzano (dizem que é porque é plantado aos pés do Vesúvio e o solo vulcânico favorece o sabor e a consistência).

A cidade é um encanto e estávamos em um hotel bem perto da estação. Guardamos as malas e saímos para conhecer a cidade.

Praça em frente ao Hotel:

Caminhando em direção à costeira, ruas lindas, aconchegantes e calmas:

10 minutos de caminhada e chegamos ao mirante (olha se não dá vontade de ficar sentado aí o dia inteiro):

Vistas:

Olha esta água:

Sorrento fica em sua grande parte sobre esses penhascos e para se chegar as praias, que são poucas, é preciso descer as encostas por caminhos sinuosos (tem até um elevador que leva à praia!)
Como há pouco trecho de areia, eles fazem umas plataformas para as pessoas poderem aproveitar estas águas maravilhosas:

Dependendo do lugar na praia, você paga para ficar, mas tem acesso a cadeira, guarda sol e sistema de bar.

Olha a bandeira do Brasil!!
Emocionei (nem me perguntem porque estava lá), mas vi muita gente com coisas do Brasil na Itália. Havaianas então, adoram! Vi pessoas com boné, camiseta (principalmente no sul)

Este é o porto  (daqui saem os barcos para Capri!! - mas isto fica para outro dia):

Porto com Vesúvio ao fundo:

Esta é a rua para a descida até o porto e as praias:

Se você não quiser a rua, pode também usar esta escada de mais de 150 degraus (não deu para fotografá-la toda - este é o começo):

Agora um pouco das ruas de Sorrento: no centro turístico as ruas são estreitas, lindas e cheias de lojas e restaurantes.

Finalizamos o dia com este belíssimo por do sol. Foi divino porque, nunca tínhamos visto o sol se pondo no mar (no Brasil não há).