Alugamos um carro para nossa incursão à Costa Amalfitana numa pequena empresa de locação bem ao lado do nosso hotel, em Sorrento. Pegamos um Panda (que corresponde ao nosso Novo Uno por aqui) por 50 euros a diária (metade do preço das grandes companhias.
Para dirigir na Itália basta a nossa Carteira Nacional de Habilitação, mas lemos em um livro e em alguns Blogs que, se você está com a Carteira Internacional de Habilitação, ocorrendo algum sinistro, estará melhor amparado legalmente. O Marco fez esta carteira direto no Detran de SP, foi bem fácil e só a taxa é um pouco "salgada", em torno de R$230,00, mas tem validade igual ao da sua CNH.
Devidamente habilitados, pegamos nosso Panda em frente ao hotel. Não havia GPS, mas estávamos com vários mapas da região:
Como este, bem completo (os abaixo, especificamente, peguei na Internet, mas estávamos com uns bem parecidos)
Este, mais de localização e com as atrações principais que iríamos passar ou parar: Sorrento, Positano, Praiano, Amalfi e Ravello.
Não sei quantas vezes repeti isto aqui, mas lá vai: "saímos cedo". E cedo é por volta de 8h no carro. Acho que este fato nos livrou de muita dor de cabeça, pois a Itália em julho é muito cheia e se você chegar em algum lugar por volta de 11h, se prepare para filas e aglomerações.
Não queríamos dirigir na famosa Costa Amalfitana com a estrada muito cheia, pois ela é por si só um evento: mão dupla, estreita, à beira de penhascos, num cenário paradisíaco e com espelhos nas curvas para orientar os motoristas.
Neste dia, O Marco dirigiria e eu faria as fotos e desde já peço para não repararem na qualidade das mesmas...rs (o fotografo oficial é ele) Tanto é que, nas primeiras fotos, não percebi que a lente estava suja (com respingos de mar da nossa ida no dia anterior à Capri).
O início:
Por enquanto tranquilo, primeira visão do mar na Costa:
Há alguns mirantes ao longo dessa "estrada" de mão dupla (como esse em q paramos para tirar fotos) É impressionante que numa estrada, na beira de penhascos, mais estreita em alguns lugares que a estrada velha de Santos, seja não só mão dupla, mas que passem ônibus, caminhões e, que se estacionem em todo canto sem ter um acostamento apropriado...rs .... Acho que este pode ser um dos charmes desta estrada:
Vista do penhasco:
Reparem na sequência os ciclistas, o espelho chegando e a curva. É preciso ficar atento à estes espelhos (estão por toda estrada), pois através dele é possível ver os veículos que estão na outra direção e, em muitos lugares é preciso parar, pois só passa um carro naquele trecho.
Aqui um video na estrada:
Aqui dá para ver a estrada ao longe. Reparem nos arcos esculpidos na rocha que sustentam a estrada. Este caminho era utilizado desde a época dos romanos. Os imperadores frequentavam muito Capri.
Este é o "acostamento/estacionamento" em alguns pontos.. (obs: não é uma montagem...rs)
E os espelhos:
:
Túnel:
Já sai numa curva:
Com esta vista abaixo e ao lado:
Outro túnel, e ao final já um espelho (ficava me perguntando se no meio do túnel visse pelo espelho um ônibus vindo, o que faríamos ?!)
A Estrada vista numa península:
Olha o mar e as ruínas de um castelo (parece que era sarraceno)
Olha este mar:
Voltar a estrada:
Olha esta vista da estrada:
Estas "casinhas" na rocha à direita em cima, não são casinhas. Aí é um cemitério.
A Costiera é fantástica e é considerada uma das mais belas estradas do mundo. Você não sabe se olha a costa ou a encosta. Tudo é lindo!
A praia:
Voltar para estrada que nosso destino é Ravello:
Mas passamos por Amalfi:
Ficamos imaginando como seria esta estrada com neve e chuva, como diz a placa:
Chegando em Amalfi:
Amalfi é a maior cidade da Costa Amalfitana.
Nós não paramos. Estava bem cheia.
E sim, esta ainda é a estrada!
Amalfi é ao nível do mar e Ravello fica acima, no penhasco como em um platô. De Amalfi pegamos uma estrada para lá. Mas Ravello fica para a outra postagem.
Observação: neste dia da Costa Amalfitana e de Ravello gastamos duas baterias da máquina e tiramos mais de 700 fotos! Faltou outras duas baterias para tudo que gostaríamos de ter fotografado.